quarta-feira, 29 de junho de 2016

CALCII - 14.1 - DERIVADAS PARCIAIS

_________________________________________________________________________________

ATUALIZAÇÕES DO POST
  • APRESENTAÇÃO-RESUMO VIDEOAULA DO TÓPICO 14.1 - 05/07/2016
  • APRESENTAÇÃO-RESUMO PPT DO TÓPICO 14.1 - 29/06/2016




_________________________________________________________________________________

Como comentei anteriormente, estarei usando o livro do Thomas, nesta aba estarei lançando atualizações acerca do conteúdo, alguns exercícios resolvidos, algum mapa mental, resumo. Estou começando com derivadas parciais por ser o último conteúdo que estudei, portanto mais fresco na cabeça.

Como estou usando o conteúdo com base no Thomas, abaixo, segue como o mesmo é apresentado:

DERIVADAS PARCIAIS 

14.1    Funções de várias variáveis
14.2    Limites e continuidade em dimensões maiores
14.3    Derivadas Parciais
14.4    Regra da cadeia
14.5    Derivadas direcionais e vetor gradiente
14.6    Planos tangentes e diferenciais
14.7    Valores extremos e pontos de sela
14.8    Multiplicadores de Lagrange
14.9    Derivadas Parciais com variáveis condicionadas
14.10  Fórmula de Taylor para duas variáveis

Iniciando portanto esta primeira parte intitulada de Funções várias variáveis, temos que trata-se de uma parte introdutória a este tópico, onde uma função para calcular volume de um cilindro seria necessário a altura e o raio do mesmo. Mais a frente, nos problemas de otimização, a variação de problemas começa a ser ampliada consideravelmente.

Por ora, para facilitar os desesperados de plantão segue a apresentação-resumo do capitulo que fiz para auxiliar quem se interesse nesta empreitada:

14.1    Funções de várias variáveis



VIDEO AULA - CALCULO II - SEÇÃO 14.1 - Derivadas Parciais: Funções de várias variáveis


PLAYLISTS no Youtube relacionados ao tópico apresentado

Leia Mais ››

sábado, 25 de junho de 2016

Cálculo II

No conteúdo que vi na universidade que estudo a UFSJ - Universidade Federal de São João del Rei - Campus Alto Paraopeba, tive os seguintes tópicos abaixo estudado aonde destaco:

  • Técnicas de integração e cálculo de volume de sólidos, substituição trigonométrica;
  • Sequências e Séries, vi bastantes temas como os diferentes testes de convergência, séries de potência e raio e intervalo de convergência, Taylor;
  • Derivadas Parciais, regra da cadeia, vetor gradiente, multiplicadores de Lagrange;

Quando fiz esta matéria, inicialmente, comecei estudando pelo livro do autor Stewart, mais a frente, em minha humilde opinião de estudante de Engenharia Mecatrônica, comecei a estudar pelo livro do Thomas, e achei melhor no quesito de exercícios. O curso que fiz é bem teórico, não tivemos aulas usando recurso computacionais como Mapple, e digamos, que não seria estritamente necessário dado a grade do curso ter cálculo numérico, porém ajudaria na contextualização do Cálculo em si. E é justamente nesta tecla, do uso do recurso computacional que Stewart usa e abusa, mas que dificulta o acompanhamento da disciplina quando requisitada pelo professor da maneira tradicional. Devido a isto me adaptei de forma mais satisfatória com o livro do Thomas.

Para estudar tal disciplina estive durante o curso buscando usar diferentes métodos para conseguir sintetizar os exercicios na cabeça aonde destaco:
- Leitura;
- Elaboração de um resumo;
- Elaboração de um mapa mental;
- Exercicios;

Para grandes sessões de estudo, costumo usar a técnica Pomodoro, um aspecto que fiz e não recomendo é estudar uma semana antes, de última hora, dificultou muito para mim fazer os intensivões, ir acompanhando é o melhor realmente.
Em relação a dúvidas nada melhor do que o livro acompanhado do solucionário, além de ter um professor por escrito, ainda pratica-se o inglês, claro que depende do exercício. E muita mas muita cabeça fria para lidar com os diferentes temas.
Uma base boa em Cálculo I também é recomendado, durante esta matéria sempre tive que usar o que aprendi em Cálculo I como derivadas, integrais, limites, porém contextualizada a novos temas.

Nas próximas postagens estarei postando slides de resumo que fiz para meu auto-aprendizado, mapas mentais, resumos e exercícios resolvidos.

Desde já boa sorte a quem se aventura na área e vamos que vamos!
Leia Mais ››