domingo, 10 de abril de 2011

Orações Subordinadas Adverbiais e Classificação dos "que"

Orações Subordinadas Adverbiais e Classificação dos "que"

As orações subordinadas adverbiais funcionam como adjuntos adverbiais da oração principal. Elas podem ser classificadas em:
  • Oração subordinada adverbial temporal: Este tipo de oração expressa sentido de tempo, para se descobrir se uma oração é mesmo adverbial temporal faz-se a pergunta "quando?" para a oração subordinada. Exemplos: - Quando li o poema, senti forte emoção; Quando senti forte emoção? Quando li o poema é a oração subordinada adverbial temporal ; senti forte emoção é a oração principal. As orações temporais são introduzidas por algumas conjunções como: Quando, mal, enquanto, desde que, sempre que, antes que, até que, logo que.
  •  Oração subordinada adverbial condicional: A oração subordinada adverbial condicional expressará uma condição em relação ao fato da oração principal. Exemplos: Obteremos o certificado desde que concluamos os estudos ; desde que concluamos os estudos é a oração adverbial condicional, pois ela expressa uma condição ; obteremos o certificado é a oração principal. Algumas conjunções subordinativas condicionais: se, caso, desde que, contanto que.  
  • Oração subordinada adverbial concessiva: As orações concessivas expressam uma concessão, que é quando uma condição prevista não se realizou e mesmo assim o fato da oração principal ocorreu torna esta oração uma oração adverbial concessiva. Algumas conjunções: Embora ainda que, conquanto, mesmo que, se bem que. Exemplo: Embora eu vacilasse, me deram crédito ; embora eu vacilasse => oração subordinada adverbial concessiva ; Condição: não vacilar; fato: dar crédito. Porém ele vacilou e mesmou assim deram-lhe crédito, por a oração ser uma oração ser uma excessão, torna ela uma oração concessiva.
  • Oração subordinada adverbial causal: expressa o sentido de causa, ao descobrir a oração subordinada fazer a pergunta "por quê" para a oração principal, assim descobre-se quando a oração é causal. Algumas conjunções causais: porque, como, visto que, já que, que, uma vez que, desde que. Exmplo: Aceitarei o convite, já que insistiram muito.; Por que aceitarei o convite?, Por que insistiram muito. Assim descobre-se que ela é uma oração causal.
  • Oração subordinada adverbial consecutiva: são as orações que indicam as consequências do fato da oração principal. Algumas conjunções usadas nas orações consecutivas: que, tal, tanto, tamanho, tal que. Exemplo: Fizeram-lhe tantas ameaças, que o atemorizaram; que o atemorizaram é a consequência de tantas ameaças, por isso ela é a oração subordinada adverbial consecutiva.
  • Oração subordinada adverbial final: expressa finalidade do fato da oração principal.Quando se encontra a oração principal, fazer a pergunta "pra quê?" para ela, e descobre-se se é oração final ou não. Conjunções utilizadas: A fim de, porque, que, a fim de que, para que. Exemplo: A fim de que se ocupe, faça uma atividade; para que faça uma atividade ? Para que se ocupe. Respondeu a pergunta é oração final.
  • Oração subordinada adverbial proporcional: expressa proporção, tamanho, quantidade. Algumas conjunções: à proporção que, quanto mais, quanto menos, tanto mais, tanto menos, ao passo que. Exemplo: Quanto mais economizava, mais ganhava; Quanto mais economizava estabelece uma idéia de medida, por isso se classifica como proporcional.
  •  Oração subordinada adverbial comparativa: expressa uma idéia de comparação, algumas vezes, comparação quanto ao fato da oração principal. Algumas conjunções: como, que, menos, mais, melhor, pior. Exemplo: Ele é forte como um gorila; como um gorila é a oração subordinada comparativa, é comparativa por comparar o gorila com ele.
  • Oração subordinada adverbial conformativa: expressa uma idéia de conformidade, que é uma adequação ao fato da oração principal. A oração será sempre conformativa quando a conjução subordinativa poder ser substituida por conforme, tipo: Tudo ocorreu como foi planejado, Tudo ocorreu conforme foi planejado, a oração continua com sentido por isso ela é uma oração conformativa. Algumas conjunções: como, conforme, segundo, consoante. 
Estas são as orações subordinadas.
 Classificações da palavra que:
  • Pronome relativo, quando inicia uma oração subordinada adjetiva, neste caso pode substituir por o/a qual ou os/as quais. Exemplo: Ele é o aluno que estuda; Ele é o aluno o qual estuda.
  •  Pronome interrogativo, quando inicia uma pergunta. Exemplo: Que dia é hoje?
  • Conjunção subordinativa integrante, quando inicia uma oração subordinada substantiva. Exemplo: Reconheco que me excedi
  • Conjunção subordinada consecutiva, expressa uma consequência.
  • Conjunção subordinativa final, quando inicia uma oração subordinada adverbial final, neste caso, pode ser substítuido por para que.
  • Substantivo, quando tem o significado de coisa, neste caso vem sempre acentuado e precedido de artigo ou pronome. Exemplo: Ela tem um quê de mistério
  • Pronome indefinido, quando se refere a um substantivo e funciona como adjunto adnominal. Exemplo: Que manhã ensolarada
  • Advérbio, quando se liga a um adjetivo ou advérbio e equivale a "quão".
  • Preposição, quando liga dois verbos em locução e equivale à preposição "de". Exemplo: Temos que cumprir o trato.
  • Interjeição, quando exprime emoção ou estado anterior. Vem acompanhada de exclamação. Exemplo: Quê! Isso nunca acontecerá!
  • Partícula expletiva ou de realce, quando, sozinho ou na locução é que, pode ser omitido da frase. Exemplo: Quanta asneira que ele falou!
  • Conjunção coordenativa aditiva, quanto equivale a e. Exemplo: Reclama que reclama e nunca faz nada.   

Está terminada a revisão quantp as orações subordinadas adverbiais e classificação dos "que".

0 comentários:

Postar um comentário