sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Inicio da Era Vargas

O inicio da Era Vargas

Bom, depois de algum tempo sem realizar postagens, aqui estou. O assunto que irei explicar é a era Vargas, houve um momento em que houve uma revolução quanto a politica café com leite, que era o revezamento de poder presidencial entre os políticos dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Getúlio Vargas foi que conseguiu acabar com este cartel politico. 
Quando Getúlio Vargas entra no poder em 1930, ele fecha o congresso, e depõe todos os governadores estaduais pondo em seus lugares interventores estaduais, um outro comando que ele fez foi suspender a Constituição. Os paulistas que até pouco tempo estavam no poder, não gostaram disto, afinal, eles não estavam no poder, o que significava a perda de regalias, que até pouco tempo eles tinham, e assim tornaram a oposição ao governo de Getúlio Vargas. São Paulo, o estado mais rico no momento, teve seu governador deposto, em seu lugar colocaram o ex-tenente João Alberto, isso piorou a situação, foi o inicio de um conflito armado que duraria cerca de três meses e ameaçava o governo de Getúlio, este movimento foi denominado Revolução Constitucionalista de 1932.
A oligarquia paulista não queria apenas a saída dos interventores, mas sim o afastamento de Getúlio e uma Assembleia Nacional Constituinte. A campanha constituinte conseguiu levar para seu lado as massas populares, conquistando outros grupos sociais, chegou-se a formar uma "Frente Única" que juntou até inimigos políticos, como o Partido Republicano Paulista que defendia a elite cafeeira e o Partido Democrático, mais progressista do grupo. Neste caso, a esquerda da classe operária ficaram afastadas do movimento.
Tinha também os mais radicais que queriam a independência de São Paulo, por este ser o estado mais rico e assim sendo, a "locomotiva" que puxava o resto do país. No dia 23 de maio de 1932, os estudantes paulista de direito Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo(MMDC) foram mortos em uma manifestação contra o governo federal. A situação começa a fugir do controle. Em 9 de julho do mesmo ano começa a revolução , onde tropas de Isidoro Dias ocupam pontos estratégicos de São Paulo, e que logo depois seriam lideradas por Bertoldo Klinger. O movimento se alastrou pelo estado, as fábricas fabricavam armas, munições, capacetes, as organizações femininas faziam as fardas, e as pessoas doavam joias, medalhas, e até alianças para a campanha Ouro para o bem de São Paulo. São Paulo acabou lutando sozinho pois Rio Grande do Sul e Minas Gerais não apoiaram como prometeram, as tropas federais ficavam nas fronteiras de São Paulo impedindo o abastecimento e as comunicações, com isso São Paulo perde o conflito da revolução.
Algum tempo depois Getúlio Vargas em 1934 promolga uma nova constituição, ela botava o voto secreto e feminino, leis trabalhistas e o ensino primário gratuito e obrigatório, durante o governo constitucional de Vargas, à direita houve o integralismo, à esquerda o Partido Comunista prentendia intervir na política nacional. A Ação Integralista Brasileira atuava desde 1932 e mobilizava os setores conservadores para uma campanha violenta e confrontos nas ruas contra os comunistas.
O integralismo ele foi fundado por Plinio Salgado e outros intelectuais, várias organizações fascistas foram criadas na década de 20, mas em 1930, a Ação Integralista Brasileira consegui obter mais pessoas do qe tempo atrás, eles usavam o lema: "Deus, Pátria e Família", usavam também entre seus membros, as cerimônias de adesão, o culto ao chefe nacional, os desfiles dos "camisas verdes" usando braçadeiras com a letra sigma. Estes e outras características acabaram por levar a aderência de cerca de 100 e 200 mil pessoas nos fins de 1937. Eles se baseavam em temas tradicionais como a família, a tradição do país, a Igreja Católica.
Aqueles que eram contra o integralismo, e eram opostos ao governo de Vargas, se juntaram na Aliança Nacional Libertadora, criada em 1934. O comunistas faziam partem desta aliança e seguiam Luís Carlos Prestes, cuja presidência de honra fora entregue a ele. Em junho de 1935 Getúlio Vargas dissolveu a ANL e seus membros perserguidos passaram a atuar na cladestinidade. Os comunistas assumem direção e passam a querer uma revolução para implantar o comunismo. Em novembro de 1935 inicia-se em Natal no Rio Grande do Norte, a Intentona Comunista, era uma revolta para ser seguida nos outros pontos do pais o que não aconteceu.
O governo Vargas suspendeu todos os direitos civis da constituição de 1934 e passou a perseguir toda e qualquer manifestação de oposição política. Militares, comunistas e aliancistas foram presos, mortos e torturados. Luís Carlos Prestes foi condenado por crime comum.
Desde o início de1937 já evidenciava a articulação de um golpe de estado, Getúlio Vargas e os generais Góis Monteiro e Eurico Gaspar Dutra discutiam sobre a fragilidade do regime constitucional quanto a ameaça comunista internacional. Os tenentes que lutaram plo fim da República das Oligarquias e atuaram nos dois primeiros anos de Vargas, ficaram isolados politicamente e muitos decidiram voltar para as Forças Armadas onde se subtemeteram à disciplina e gradualmente ficavam contra. O mandato de Vargas iria terminar em 1938, mas Vargas manobrava para ficar mais tempo no poder.
Os candidatos para a sucessão presidencial:
- Arnando de Sales Oliveira - governador de São Paulo
- José Américo de Almeida - ex-ministro de Vargas
- Plínio Salgado - líder integralista
Com o apoio do Alto Comando das Forças Armadas, o presidente Vargas desfechou em 10 de novembro de 1937 um golpe de estado sobre a desculpa do Plano Cohen, um plano em que descrevia as violências, estupros e assassinatos que aconteceriam e os comunistas entrassem no poder. Tudo elaborado dentro do próprio governo. Em 10 de novembro de 1937 em uma emissão radiofônica, Vargas anunciava a nova Constituição, a qual recebeu o apelido de "A Polaca" por causa da forte influência da constituição polonesa.
Esta constituição dava todos os poderes nas mãos do chefe de estado, ampliava o mandato presidencial para 6 anos, acabava com a atunomia estadual e dava-se a nomeação de interventres para governá-los, suspendia as liberdades individuais, criava a censura prévia, e instituiva a pena de morte.

Bom, isso é tudo quanto a entrada de Vargas até a ditadura.

0 comentários:

Postar um comentário