segunda-feira, 11 de abril de 2011

Propagação do calor

Propagação do Calor

Quando uma pessoa caminha sobre um carvão e, brasa a 700ºC, eles não vão direto pro hospital pelo fato do carvão ser péssimo condutor de calor, os pés só tocam a brasa por pouco tempo, além disso o suor dos pés e a pele grossa contribuem para isso, assim não flui calor bastante para danificar a pele.
Condução do calor  
Um exemplo, quando se aquece uma das extremidades de uma barra metálica, os gases superaquecidos da chama transferem energia térmica para as partículas do metal, que passam a vibrar mais intensamente aumentando sua temperatura. Essa agitação vai sendo transferida de partícula por partícula, até as regiões mais afastadas, quando mais rápido ocorrer o aquecimento mais melhor será a barra como condutora de calor. 
Bons e maus condutores de calor
Os metais são bons condutores de calor. Não metais como plástico e madeira não são bons condutores de calor, assim como a maioria dos líquidos. Quando você pega em uma maçaneta, dá a sensação de que a maçaneta está fria porque retira rapidamente o calor de sua mão, assim esfria sua mão. Agora se você toca numa mesa de madeira, você tem menor senção de frio, porque a madeira não tira com rapidez o calor de sua mão. Os materiais que dificultam a propagação de calor são chamados de isolantes térmicos. Muitos materiais são utilizados como isolantes térmicos, por terem em suas cavidades várias bolsas de ar apriosionado no interior. Por isso a serragem é melhor isolante térmico do que a madeira, pois o ar é pior condutor do que a madeira.
Exemplo: Bons condutores: metais como cobre, ferro, alumínio
               Maus condutores ou isolantes térmicos: vidro, água, plástico
Condutibilidade relativa (CR)
Para conhecer as perdas de calor de suas construções, os arquitetos e engenheiro precisam saber a condutibilidade térmica relativa (CR) de diversos materiais. Por exemplo:
Uma parede de 1 tijolo, tem CR de 3,6W/m²ºC. Quer dizer que uma parede de 1 tijolo de largura, com área de 1 m², e diferença de temperatura de 1ºC, deixa passar através dela 3,6 joules de calor por segundo. A velocidade de passagem de calor através dela é de 3,6W por m² e por ºC. Joule é unidade de nergia, segundo é unidade de intervalo de tempo e watt é unidade de potência(joule por segundo).
 Se a área da parede fosse maior, a parede fosse mais fina, a diferença de temperatura entre suas face fosse maior, o fluxo de calor seria maior.
Convecção
Convecção é quando o ar morno sobe, quando o ar mais fresco se desloca para tomar o seu lugar, que origina uma corrente circulante de ar chamada corrente de convecção. A corrente de convecção não ocorre só com ar, mas também com todos os gases e líquidos.
Ar quente sobe  
Quando o ar está aquecido, ele se expande tornando-o menos denso, pois a mesma massa de ar passa a ocupar um volume maior, portanto sendo menos denso ele ficará por cima do mais denso, o mais frio, que se encontra ao redor. Em uma como essa, o ar úmido e morno pode subir a uma velocidade acima de 30 metros por segundo, a media que o ar sobe, ele esfria. O vapor condensa e forma uma nova nuvem.
Aplicações da convecção 
Numa geladeira, o ar frio abaixo do compartimento do congelador, por ser mais denso, desce. Isso permite formar uma corrente de convecção que esfria todos os alimentos na geladeira.

Está terminado a revisão quanto a propagação de calor.  

0 comentários:

Postar um comentário